quarta-feira, 5 de março de 2014

Carrefour pretende abrir capital no Brasil em 2015

Carrefour pretende abrir capital no Brasil em 2015

O Carrefour pode buscar uma oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) no Brasil em 2015, afirmou o presidente-executivo da segunda maior rede varejista do mundo, Georges Plassat. O executivo afirmou, contudo, que não há decisão por enquanto.
Durante a apresentação de resultados da companhia, o executivo afirmou que a companhia também avalia abrir o capital do negócio brasileiro para um investidor local. Em ambos os casos, afirmou Plassat, o Carrefour iria manter o controle da operação.
A companhia divulgou um aumento nos lucros nesta quarta-feira, com o trabalho investido na reestruturação das operações na França começando a surtir resultado. O Carrefour também afirmou que irá gastar mais neste ano para reviver seus hipermercados na Europa e se expandir na China e no Brasil.
A empresa disse que o lucro operacional no ano passado subiu 5,3%, ligeiramente acima do esperado, para 2,238 bilhões de euros (US$ 3,1 bilhões), impulsionado por uma melhoria acentuada da rentabilidade no mercado doméstico, bem como por um crescimento robusto na América Latina, a despeito do desempenho de Espanha, Itália e Ásia ter permanecido fraco.
O Carrefour informou que sua margem operacional na França, responsável por 47% da receita da companhia, subiu para 3,4% das vendas, ajudando a elevar a margem do grupo para 3%, ante 2,6% em 2012, mas num percentual ainda inferior aos 4,9% alcançados pelo rival francês de menor parte Casino, que controla o Grupo Pão de Açúcar, maior varejista do Brasil.
Na América Latina, o Carrefour registrou crescimento orgânico de vendas de 12,3%, comparado com 12,5% em 2012. Segundo a companhia, houve melhora da rentabilidade na região, com aceleração a partir do segundo semestre.
Chamando o desempenho no Brasil de "excelente" em todos os formatos, o Carrefour afirmou que os hipermercados no país continuaram a melhorar sua performance, enquanto a rede de atacarejo Atacadão consolidou sua liderança, encerrando o ano com quase 100 lojas no país.
O grupo francês informou que vai investir entre 2,4 bilhões e 2,5 bilhões de euros para renovar e expandir lojas este ano, acima dos 2,2 bilhões de euros de 2013.
Sivignon afirmou que o Carrefour vai continuar a renovar lojas na França, Brasil, Itália e Espanha em 2014, enquanto expande sua rede na China e no Brasil. DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS