terça-feira, 13 de maio de 2014

Renan Calheiros indica três senadores de Goiás para compor CPI da Petrobras

Renan Calheiros indica três senadores de Goiás para compor CPI da Petrobras

O presidente do Senado, Renan Calheiros, indicou hoje (13) os senadores Cyro Miranda (PSDB-GO), Lúcia Vânia (PSDB-GO) e Wilder Moraes (DEM-GO) como titulares para comporem a bancada da oposição na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras no Senado. A senadora Lúcia Vânia, no entanto, se antecipou em se recusar a participar da comissão.

Leia Mais

-Adolescente morre após ser jogado de pontilhão em Londrina

-Vídeo do Boko Haram mostra meninas sequestradas na Nigéria

-Polícia recupera armas roubadas em sítio do coronel Paulo Malhães

-Fundo de Participação dos Municípios será discutido na marcha dos prefeitos

-Focus eleva estimativa de crescimento do PIB para 2014

-Fórum discute transformação das manifestações em trunfo para desenvolvimento

-Correios devem criar serviço de telefonia celular até o fim do ano

-As Forças Armadas do Brasil desencadearam a partir deste sábado uma nova etapa para busca e apreensão de drogas na extensão da fronteira: a Operação Ágata 8. A ofensiva contará com 30 mil militares da Marinha, Exército e Aeronáutica.

-Cubano faz travessia de 4 dias em prancha de windsurf para chegar aos EUA

-'Mulher barbada' é finalista de festival de música europeu

-''Quero mostrar outro Brasil', diz cientista que prepara chute de paraplégico na Copa

-Por que é tão difícil encontrar as jovens sequestradas na Nigéria?

-Câmara estabelece piso salarial de agentes de saúde em R$ 1.014

-Produção de grãos deve chegar a 191,2 milhões de toneladas, prevê Conab

-Renan determina instalação de CPIs da Petrobras e do Metrô de SP

-Chinaglia é eleito vice-presidente da Câmara

-Com críticas de Barbosa a benefícios para Fifa, STF mantém Lei Geral da Copa

“Não vou gastar energia nesta comissão. Vossa excelência sabe que a sociedade espera, anseia pela CPMI [comissão parlamentar mista de inquérito], onde as investigações serão feitas verdadeiramente. E quero dizer que considero um desrespeito com o estado de Goiás que todas as suas indicações sejam de lá”, disse a senadora a Calheiros.
A oposição quer que a investigação seja feita por deputados e senadores na comissão mista. Por isso, os oposicionistas não indicado os três nomes que lhes cabiam e correm contra o tempo para tentar instalar o quanto antes a CPMI.
A base governista defende que a melhor instância parlamentar para fazer a investigação sobre a Petrobras é o Senado, e quer que a comissão seja instalada na Casa o quanto antes. Uma vez que a CPI estiver instalada no Senado, ela terá a preferência sobre a proposta de comissão parlamentar mista de inquérito (CPMI) sobre o mesmo assunto.
Renan Calheiros pediu desculpas por ter escolhido Lúcia Vânia e disse que indicará um novo nome até o fim do dia. As indicações serão publicadas amanhã (14) no Diário do Senado.
Os nomes determinados pelo presidente do Senado vão se unir aos dez senadores indicados pela base governista para compor a comissão. A primeira reunião será convocada pelo senador mais idoso da comissão, João Alberto (PMDB-MA). A convocação pode ser feita amanhã caso o senador deseje.
Após a reunião de instalação da CPI, serão eleitos o presidente, o vice e o relator. A indicação para a presidência cabe ao PMDB, partido com a maior bancada, e deverá ser o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB). A relatoria deverá ficar com o senador José Pimentel (PT-CE), indicado pelo PT, partido com a segunda maior bancada da Casa.da Agência Brasil