segunda-feira, 14 de julho de 2014

Premiê do Japão quer encontro com presidente da China

Premiê do Japão quer encontro com presidente da China


"Eu gostaria de melhorar os laços entre os dois países, retornando aos princípios de tornar o relacionamento estratégico mutuamente benéfico", disse Shinzo Abe

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, revelou a expectativa por um encontro com o presidente da China, Xi Jinping, às margens da conferência Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec, na sigla em inglês), publicou a Kyodo News.
O encontro da Apec está marcado para novembro, em Pequim. "Eu gostaria de melhorar os laços entre os dois países, retornando aos princípios de tornar o relacionamento estratégico mutuamente benéfico", disse Abe a uma sessão do Comitê Orçamentário da Câmara dos Representantes, segundo a agência. "Eu espero ter um encontro durante a conferência da Apec."
Desde que assumiu o posto de primeiro-ministro pela segunda vez em dezembro de 2012, Abe não teve nenhum encontro oficial sozinho com Xi. Os dois governos permanecem com diferenças sobre questões de soberania territorial e de percepções históricas.
"A minha porta está sempre aberta para o diálogo. Insisto que a China tome a mesma postura", acrescentou. Fonte: Dow Jones Newswires.Agência Estado