quarta-feira, 19 de março de 2014

Dom Schevchuck: Papa Francisco fará tudo o que for possível para a paz na Ucrânia e segue com atenção a situação da Igreja Greco-católica

Dom Schevchuck: Papa Francisco fará tudo o que for possível para a paz na Ucrânia e segue com atenção a situação da Igreja Greco-católica



Kiev (RV) - O Papa Francisco “acompanha com muita atenção o que está acontecendo à Igreja Greco-católica ucraniana e assegurou à Sua Beatitude que a Santa Sé fará tudo o que for possível em favor da paz na Europa Oriental, sobretudo para evitar uma escalada do conflito”. É o que refere um comunicado divulgado nesta terça-feira (18) pelo Departamento de Informação da Igreja Greco-católica da Ucrânia (UGCC), sobre a audiência realizada na manhã de ontem no Vaticano entre o Papa Francisco e Sua Beatitude Sviatoslav Shevchuk, que sucessivamente encontrou o Secretário de Estado Pietro Parolin.

“Ontem, durante a audiência com o Santo Padre – lê-se no comunicado – Sua Beatitude relatou os acontecimentos na Ucrânia nos últimos três meses. Sua Beatitude sublinhou que a missão da Igreja Greco-católica ucraniana sempre foi a de estar com as pessoas e entre as pessoas, explicando porque os sacerdotes encontravam-se na Praça Maidan junto com o povo”.

Leia Mais

-Senado pode votar em abril redução da maioridade penal

-Ucrânia diz que soldado foi morto na Crimeia e conflito entrou em fase militar

-Restrição de espaço aéreo na Copa atinge cerca de 1% dos voos previstos

-Brasil e Espanha chegam a acordo sobre Mercosul e segurança na internet

-Consórcio vencedor de Libra quer fazer primeira perfuração este ano

-Pesquisadores criam método matemático para combater a gripe

-Morte por enfarte é mais provável nas mulheres por problema ser confundido com ansiedade

-EUA prontos para impor mais sanções por crise na Crimeia, diz Obama

-Papa se encontra pela terceira vez com Cristina Kirchner no Vaticano

-Obama diz a Abbas que é preciso correr riscos para alcançar a paz

-Índia, Paquistão e Brasil aumentam fortemente importações de armas

-Namorada de Mick Jagger é encontrada morta em Nova York

-MEC define regras do Enade 2014 e prova será dia 23 de novembro


O Arcebispo Mor também falou ao Santo Padre sobre o papel desempenhado pelo Conselho de Igrejas e pelas organizações religiosas de toda a Ucrânia na “construção da paz” no país, sublinhando que o Conselho esteve “unido durante o último período”, tornando-se assim “um organismo muito importante para a construção da paz na Ucrânia e para o diálogo inter-religioso e ecumênico”.

“O Santo Padre – continuou o comunicado da Igreja Greco-católica – expressou palavras de solidariedade ao povo ucraniano pelo sofrimento e pelos perigos que agora tem diante de si”.

No encontro, Sua Beatitude Shevchuk também recordou a Francisco que durante o comunismo, a Igreja Greco-católica ucraniana pode sobreviver graças à unidade com o sucessor de Pedro, o Santo Padre. “O Papa no passado da nossa Igreja – disse Sua Beatitude - sempre foi protetor da Igreja Greco-católica ucraniana e também agora a nossa Igreja tem necessidade da ajuda do Santo Padre e sobretudo de sua direção espiritual”.

O Papa Francisco assegurou a Shevchuk que “nunca faltará à Igreja Greco-católica ucraniana a proteção da Santa Sé” e ao final da audiência, concedeu sua bênção apostólica a todo o povo ucraniano. (JE)

do site da Rádio Vaticano