quarta-feira, 14 de maio de 2014

Mina turca já tem 238 mortos e 120 ainda estão presos, diz Erdogan

Mina turca já tem 238 mortos e 120 ainda estão presos, diz Erdogan
Ancara, 14 mai (EFE).- Os corpos resgatados da mina acidentada na terça-feira no oeste da Turquia já são 238, e que outros 120 mineradores ainda podem estar presos, segundo os dados divulgados nesta quarta-feira pelo primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, que prometeu que o acidente será investigado.
Leia também:
O primeiro-ministro assinalou, no entanto, que esse tipo de acidente acontece a 'todo o momento' na mineração.
Erdogan, que foi para o local do desastre, não alimentou esperanças de que sejam encontrados sobreviventes no poço de carvão de Soma, mas ressaltou que as autoridades estão se ocupando dos mortos da melhor maneira.
'Faremos o possível no (plano) material e no espiritual. Rezam por eles em todos os cursos islâmicos e serão recordados no sermão da sexta-feira', indicou Erdogan, dirigente do partido islamita Justiça e Desenvolvimento (AKP).
O governante prometeu ainda uma 'investigação legal para esclarecer as circunstâncias' do acidente, mas se negou a assumir responsabilidades e descreveu o acidente como fortuito, comparando-o com as tragédias ocorridas no século XIX na Inglaterra.
'Vocês deveriam saber como funciona a mineração. Em 1862 morreram 262 pessoas em uma mina de carvão da Inglaterra, em 1866 foram 361, em 1894, outros 290, por uma explosão. Na China, morreram 1.549 em 1942, no Japão, 458 em 1963, na Índia, 372 em 1975. Esse tipo de acidente ocorre a todo momento', relatou Erdogan.
'Foi feita uma inspeção da mina em março passado e não houve irregularidades. Trabalhar sem acidentes é impossível e essa mina é uma das melhores em relação às condições de segurança', disse o primeiro-ministro.
Erdogan acrescentou que, entre 1942 e 2010, cerca de 900 mineradores morreram na Turquia em uma série de acidentes, sendo o maior o de 1992, que deixou 263 operários mortos.
Veja fotos do resgate do mineiros:
 
Hundreds trapped after Turkey mine explosion (© BULENT KILIC/AFP/Getty Images)
Próxima
Anterior
BULENT KILIC/AFP/Getty ImagesMOSTRAR MINIATURAS
1 de 16
Uma explosão em uma mina no leste da Turquia deixou mais de 200 operários mortos e pelo menos 80 feridos na terça. Houve uma explosão e um incêndio enquanto centenas pessoas trabalhavam no local. Equipes de resgate lutaram para resgatar os trabalhadores, que ficaram presos no subsolo do distrito de Soma. O governo decretou luto oficial de três dias no país.da MSN Brasil

Leia Mais

LULA QUER A LEY DE MEDIOS. CHORA, GLOBO, CHORA !

-Banco do Brasil e Bradesco fazem parceria para criar programa de fidelidade

-IBGE: número de centros de Referência em Assistência Social cresce quase 50%

-Americana é expulsa de formatura por vestido 'curto demais'

-Casal é preso com cadaver escondido no Portal-Malas em Cambé

-Governo brasileiro vai ao Peru dar explicações sobre vaca louca

-Renan Calheiros indica três senadores de Goiás para compor CPI da Petrobras

-Adolescente morre após ser jogado de pontilhão em Londrina

-Vídeo do Boko Haram mostra meninas sequestradas na Nigéria

-Polícia recupera armas roubadas em sítio do coronel Paulo Malhães

-Fundo de Participação dos Municípios será discutido na marcha dos prefeitos

-Focus eleva estimativa de crescimento do PIB para 2014

-Fórum discute transformação das manifestações em trunfo para desenvolvimento

-Correios devem criar serviço de telefonia celular até o fim do ano

-As Forças Armadas do Brasil desencadearam a partir deste sábado uma nova etapa para busca e apreensão de drogas na extensão da fronteira: a Operação Ágata 8. A ofensiva contará com 30 mil militares da Marinha, Exército e Aeronáutica.