terça-feira, 12 de agosto de 2014

Chegada de chuvas derruba a temperatura em Londrina

Chegada de chuvas derruba a temperatura em Londrina

Daniel Castellano / Gazeta do Povo / Transeunte se protege do frio, em Curitiba
Uma frente fria que avança pelo sudoeste do estado vai causar chuvas e depois derrubar as temperaturas no Paraná a partir da quinta-feira (14). Em Londrina, os termômetros devem marcar 9ºC.

Até o fim da semana, o calor fora de época dá lugar a temperaturas mais amenas a partir desta quarta-feira (13).

Divulgação/Prefeitura de Francisco Beltrão
Divulgação/Prefeitura de Francisco Beltrão / Árvore atingiu dois veículos e a rede elétricaAmpliar imagem
Árvore atingiu dois veículos e a rede elétrica
Chuva causa estragos em quatro municípios do Paraná
O temporal que chegou ao Paraná na tarde desta terça-feira causou estragos em pelo menos quatro municípios do Sudoeste e da região central do estado. De acordo com informações da Defesa Civil repassadas às 20h30, as cidades de Rio Bonito do IguaçuFrancisco BeltrãoCandói e Pinhão haviam registrado estragos por causa de ventos fortes e queda de granizo.
A prefeitura de Francisco Beltrão divulgou, em nota, que houve na cidade quatro quedas de árvores, quatro destelhamentos, três pontos de alagamento e a queda de um andaime de construção. A Secretaria de Meio Ambiente, de Urbanismo, Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros atuam para minimizar os danos das chuvas, segundo a prefeitura.
A Defesa Civil disse que em nenhum dos municípios houve desabrigados ou desalojados.
O meteorologista do Instituto Tecnológico Simepar Samuel Braun explica que "uma frente fria que veio do Rio Grande do Sul já está atuando (às 17h45) no interior; no oeste, sudoeste e centro-sul do estado". Há possibilidades de pancadas de chuvas moderadas e fortes, acompanhadas de rajadas de ventos intensas nestas regiões, nas próximas 12 horas.
No restante do estado, as temperaturas vão cair "naturalmente" conforme a chegada das chuvas, explica o meteorologista.
Na quinta-feira, previsto como o dia mais frio da semana, as temperaturas podem chegar a 5ºC emCuritiba, 9ºC em Maringá, 6ºC em Foz do Iguaçu e a apenas 4ºC, em Ponta Grossa.
Para o fim de semana, o frio deve dar uma trégua, mas as chuvas permanecem. No sábado (16), A mínima em Curitiba passa para 12ºC, em Maringá e Foz do Iguaçu para 15ºC, Londrina pode bater a casa dos 13ºC e Ponta Grossa, 11ºC. A máxima deve ficar em 19ºC em Curitiba e em 25ºC, em Londrina.