quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Richest 1% will own more than all the rest by 2016 (1% será mais rico dono que todo o resto até 2016)

Published: 
19 January 2015
Richest 1% will own more than all the rest by 2016 
(1% será mais rico dono que todo o resto até 2016)
A extrema desigualdade não é apenas um erro moral. Sabemos que dificulta o crescimento econômico e ameaça a linhas de fundo do setor privado. Winnie Byanyima/Executive Director, Oxfam International
A riqueza combinada dos mais ricos 1 por cento vai ultrapassar a da outra de 99 por cento das pessoas no próximo ano, a menos que a tendência atual de aumento da desigualdade é verificada, Oxfam alertou hoje antes da reunião anual do Fórum Econômico Mundial, em Davos.
A agência internacional, cujo diretor executivo Winnie Byanyima co-presidirá o evento Davos, alertou que a explosão da desigualdade está a atrasar a luta contra a pobreza global num momento em que 1 em cada 9 pessoas não têm o suficiente para comer e mais de um bilhão pessoas ainda vivem com menos de 1,25 dólares por dia.
Byanyima usará sua posição em Davos para pedir medidas urgentes para conter esta onda crescente de desigualdade, começando com uma repressão contra sonegação fiscal por empresas, e empurrar para o progresso em direção a um acordo global sobre as alterações climáticas.
Riqueza: Ter Tudo e querendo mais, um trabalho de pesquisa publicado hoje pela Oxfam, mostra que os mais ricos 1 por cento têm visto a sua quota de aumento da riqueza global de 44 por cento em 2009 para 48 por cento em 2014 e, a este ritmo será mais do que 50 por cento em 2016. Os membros desta elite global teve uma riqueza média de US $ 2,7 milhões por adulto em 2014.
Dos 52 por cento restantes da riqueza global, a quase totalidade (46 por cento) é de propriedade do resto do quinto mais rico da população do mundo. Os outros 80 por cento de participação apenas 5,5 por cento e tinha uma riqueza média de 3.851 dólares por adulto - que é 1/700 da riqueza média do 1 por cento.
atordoante desigualdade
Winnie Byanyima, diretor executivo da Oxfam International, disse: "Será que realmente queremos viver em um mundo onde o um por cento próprio mais do que o resto de nós combinado? A escala da desigualdade global é simplesmente impressionante e, apesar dos problemas que disparam na agenda global, o fosso entre os mais ricos e o resto está a aumentar rapidamente.
"Líderes mundiais Nos últimos 12 meses, temos visto do Presidente Obama para Christine Lagarde falar mais sobre a luta contra a desigualdade extrema, mas ainda estamos à espera de muitos deles para andar a pé. É tempo de os nossos líderes assumiu os poderosos interesses que se interpõem no caminho de um mundo mais justo e próspero.
"Business as usual para a elite não é um custo livre opção - a não enfrentar a desigualdade vai definir a luta contra a pobreza para trás décadas. Os pobres são prejudicados por duas vezes pela crescente desigualdade - eles recebem uma parcela menor do bolo econômico e porque a desigualdade extrema prejudica o crescimento, há menos de pizza para ser compartilhado em torno ".
Empresas devem agir
Lady Lynn Forester de Rothschild, Chief Executive Officer da EL Rothschild e presidente da Coalizão para o capitalismo Inclusive, quem está falando em um evento conjunto Oxfam-Universidade de Oxford sobre a desigualdade de hoje, pediu aos líderes empresariais reunidos em Davos para desempenhar o seu papel na luta contra a desigualdade extrema.
Ela disse: "O relatório da Oxfam é apenas a mais recente evidência de que a desigualdade atingiu extremos chocantes, e continua a crescer. É hora de os líderes mundiais do capitalismo moderno, além de nossos políticos, trabalhar para mudar o sistema para torná-lo mais inclusivo, mais justo e mais sustentável.
"A desigualdade extrema não é apenas um mal moral. Prejudicam o crescimento económico e ameaça linha de fundo do setor privado. Todos aqueles recolhimento em Davos que querem um mundo estável e próspero deve fazer o combate às desigualdades uma prioridade. "
Oxfam fez manchetes em Davos no ano passado com a revelação de que as 85 pessoas mais ricas do planeta têm a mesma riqueza que os mais pobres 50 por cento (3,5 mil milhões de pessoas). Esse número é agora de 80 - uma queda dramática de 388 pessoas em 2010. A riqueza dos mais ricos 80 duplicou em termos de dinheiro entre 2009-14.
A agência internacional está chamando o governo a adotar um plano de sete pontos para combater a desigualdade:
Reprimir a sonegação fiscal por empresas e indivíduos ricos
Investir em serviços públicos gratuitos universais como saúde e educação
Compartilhar a carga tributária de forma justa, deslocar a tributação do trabalho e do consumo para o capital e riqueza
Introduzir salários mínimos e avançar para um salário mínimo para todos os trabalhadores
Introduzir legislação igualdade de remuneração e promover políticas econômicas para dar às mulheres um tratamento justo
Certifique-redes de segurança adequadas para os mais pobres, incluindo a garantia de rendimento mínimo
Concordo uma meta global de combate à desigualdade.
Trabalho de pesquisa de hoje, que segue o lançamento em outubro de campanha global da Oxfam Mesmo It Up, brilha uma luz sobre a forma extrema riqueza é passada de geração em geração e como os grupos de elite mobilizar seus vastos recursos para garantir regras globais são favoráveis em relação aos seus interesses. Mais de um terço dos 1.645 bilionários listados pela Forbes herdou algumas ou todas as suas riquezas.
Vinte por cento dos bilionários têm interesses nos setores financeiros e de seguros, um grupo que viu seu aumento de riqueza em dinheiro por 11 por cento nos 12 meses até março de 2014. Esses setores gastou 550 milhões dólares formuladores de políticas de lobby em Washington e Bruxelas durante 2013. Durante 2012 ciclo eleitoral só nos EUA, o setor financeiro fornecido $ 571,000,000 em contribuições de campanha.
Billionaires listados como com interesses nos setores de farmacêutica e de saúde viram o seu coletivo aumento do patrimônio líquido em 47 por cento. Durante 2013, eles gastaram mais de $ 500 milhões os formuladores de políticas de lobby em Washington e Bruxelas.
Oxfam teme que o poder de pressão desses setores é um grande obstáculo no caminho da reforma do sistema fiscal global e de assegurar regras de propriedade intelectual não levar a ser mais pobre do mundo negados medicamentos que salvam vidas.
Há cada vez mais evidências do Fundo Monetário Internacional, entre outros, que a desigualdade extrema não é apenas uma má notícia para aqueles na parte inferior, mas também danos crescimento econômico.
Oxfam vai hoje realizar um simpósio crescente desigualdade conjunta nos países do Sul com Oxford University. Entre os palestrantes estão Donald Kaberuka, presidente do Banco Africano de Desenvolvimento e Lady Lynn Forester de Rothschild.
Notas aos editores
Baixe da Oxfam novo relatório: Riqueza: Ter Tudo e querendo mais
Riqueza de 1 por cento, 50 por cento, 80 por cento e 99 por cento tirado Credit Suisse Global de Riqueza Agenda (2013 e 2014)https://www.credit-suisse.com/uk/en/news-and-expertise/research/credit-suisse-research-institute/publications.html Projeção de 1 por cento da riqueza para 2016 calculado pela Oxfam com base nesses dados.
A riqueza dos mais ricos 80 foi calculado usando a lista de bilionários da Forbes. Os dados anuais tiradas da lista publicada em março.(texto Original em Ingles www.oxfam)
Credit Suisse fez alterações em sua metodologia, entre 2013 e 2014. Usando esta nova metodologia, do ano passado, '85' teria sido '90'. Isso significa que o número de bilionários que têm a mesma riqueza que os mais pobres 3,5 bilhões caiu 90-80 nos últimos 12 meses.
Detalhes das Mesmo It Up campanha da Oxfam podem ser encontradas em oxfam.org/even-it-up
informações de contato
Para mais informações ou para marcar uma entrevista: Jon Slater +44 7876 476403 / jslater@oxfam.org.uk
Para atualizações, sigaOxfam.Home

NOTÍCIAS RELACIONADAS

-Motociclistas de Londrina se envolve em grave acidente na cidade de Sertaneja-PR

-Indonésia finaliza preparativos para execução de brasileiro

-Piloto errou em acidente que matou Campos, diz Aeronáutica

-Ex-diretores da Santa Casa são denunciados por desvio de recursos 

-Dois motociclistas morrem em acidentes nesta manhã em Londrina

-Petrobras fecha o ano com records; A campanha do Globo contra a Petrobras já idade para se aposentar pelo INSS

-Mais de 3 milhões de pessoas marcham por união na França

-Na hora de sair de "FÉRIAS" não carregue o estresse na mala; Arrume bem as bagagens no automóvel

-Veja no rumo da falência

-A justiça poética de ver Eduardo Cunha no pântano da Lava Jato