terça-feira, 1 de julho de 2014

Paraná registra menor temperatura do ano no amanhecer desta terça

Paraná registra menor temperatura do ano no amanhecer desta terça

Daniel Castellano/Agência de Notícias Gazeta do Povo / Frio intenso causou geada no Parque Tingui, em Curitiba
Frio intenso causou geada no Parque Tingui, em Curitiba/Daniel Castellano/Agência de Notícias Gazeta do Povo
Em Guarapuava, no Centro-sul, termômetros apontaram -2ºC no início do dia. Em Curitiba, mínima foi de 3,7ºC e houve formação de geada em alguns pontos
O amanhecer desta terça-feira (1º) no Paraná foi o mais frio do ano até o momento. Com -2ºC no início do dia, Guarapuava estabeleceu um novo recorde de temperatura mínima no estado em 2014. Outras duas cidades, Umuarama (7,5ºC) e Jaguariaíva (-1ºC), tiveram os recordes locais de frio no ano. Houve condição para a formação de geadas nesses locais, conforme o Instituto Tecnológico Simepar.
Curitiba registrou mínima de 3,7ºC e, apesar de ter sido frio, não quebrou o recorde de 2,6ºC que já tinha sido registrado no início do mês. Na região metropolitana, onde há mais área de vegetação, e nos locais mais baixos da capital pode ter ocorrido geada. O fenômeno depende da confirmação visual e relatos feitos pelas pessoas, segundo os meteorologistas.
O meteorologista do Instituto Tecnológico Simepar, Reinaldo Kneib, aponta que as temperaturas mais baixas ocorreram na entre Guarapuava e os Campos Gerais. “Nos próximos dias, as temperaturas sobem e na quinta e na sexta as tardes já devem ser de temperaturas agradáveis na região de Curitiba. Apenas a partir de domingo (6) o tempo deve mudar e ocorrer chuva no estado.”
De acordo com o Simepar, o frio é provocado pelo avanço de uma massa de ar polar, tipicamente seca e fria. Isso foi o que fez julho começar com geadas intensas em alguns pontos do estado. Nesta quarta-feira, a geada já deve ter uma intensidade menor, já que as mínimas devem ficar até 3ºC mais elevadas em relação a esta terça-feira.

Frio desta 3ª feira em parques de CuritibaAMPLIAR

2 / 8
Algumas pessoas não se intimidaram com as temperaturas baixas e foram se exercitar bem cedo Daniel Castellano / Agência de Notícias Gazeta do Povo