domingo, 25 de janeiro de 2015

"NENECA" morre aos 67 anos, grande Ídolo do Tubarão

Ídolo do Tubarão, Neneca morre aos 67 anos

Campeão paranaense pelo Londrina e brasileiro pelo Guarani, ex-goleiro lutava contra um mieloma múltiplo

Ex-goleiro do Londrina, Neneca foi campeão paranaense pelo Tubarão em 1981 (Crédito: Arquivo/Roberto Custódio/Jornal de Londrina)
Ex-goleiro do Londrina, Neneca foi campeão paranaense pelo Tubarão em 1981 (Crédito: Arquivo/Roberto Custódio/Jornal de Londrina)

Morreu na madrugada deste domingo (25), em Londrina, os ex-jogador Hélio Miguel, o Neneca. Ídolo do Tubarão, o ex-goleiro lutava contra um mieloma múltiplo, doença que foi diagnosticada no final do ano passado.
Segundo a assessoria de imprensa do Londrina Esporte Clube, Neneca estava internado desde a última terça-feira (20) no Hospital do Câncer de Londrina, mas acabou não resistindo, falecendo por volta das 2h30.
Neneca estava com 67 anos e deixa a mulher e cinco filhos. O velório acontece desde a manhã deste domingo no Cemitério Parque das Oliveiras. Já o sepultamento está previsto para esta segunda (26), às 10h30, no Cemitério Padre Anchieta.
Carreira vitoriosa
  • Assim como o pai Neneca, Hélio Miguel Júnior, o Nenequinha, treina como goleiro no Londrina  (Crédito: Divulgação/Pedro A. Rampazzo)
    Assim como o pai Neneca, Hélio Miguel Júnior, o Nenequinha, treina como goleiro no Londrina (Crédito: Divulgação/Pedro A. Rampazzo)
A carreira de Neneca no futebol começou em 1969, pelo extinto Paraná Esporte Clube, de Londrina. Na sequência, defendeu o América-MG e o Náutico, onde foi campeão pernambucano em 1974. Pelo clube do Recife, também quebrou o recorde mundial de tempo sem levar gols: 1.636 minutos em 18 partidas.
Em 1976, Neneca, se transferiu para o Guarani, onde também foi ídolo. Ao lado de nomes como Zenon e Careca, o ex-goleiro foi campão brasileiro de 1978, derrotando o Palmeiras na decisão.
“Era um dos líderes daquele jovem grupo de jogadores. Dividiu responsabilidades enquanto um dos mais experientes do elenco campeão. Jamais será esquecido por seu jeito simples e humilde de ser, seja dentro ou fora de campo”, lembrou o clube de Campinas em nota de pesar.
Neneca retornou para Londrina em 1981, conquistando o título paranaense daquele ano. Defendeu o Tubarão até 1984.O goleiro ainda passou por times como Operário (MT), Bragantino, Fluminense (BA) e Votuporanguense. Em 1986, voltou a defender a camisa alviceleste do LEC, encerrando sua carreira como jogador profissional.
Mesmo aposentado, Neneca não deixou os gramados. Jogou pela seleção brasileira de másters e trabalhou como preparador de goleiros de alguns clubes, incluindo o Londrina, que prestou uma homenagem em seu site. “Neneca sempre demonstrou honra e carinho vestindo a camisa alviceleste, sendo um dos maiores goleiros da história do clube.”

Nenequinha segue a carreira do pai

Em agosto do ano passado, Neneca esteve no Estádio Vitorino Gonçalves Dias (VGD) para matricular seu filho, Hélio Miguel Júnior, o Nenequinha, na Escolinha de Futebol do Londrina. Para orgulho do pai, o garoto – inscrito na categoria sub-11 (pré-mirim) quer fechar o gol.

“Para mim é muito importante e fico satisfeito pela escolha dele, não apenas de ser goleiro, mas de querer estar no Londrina, que foi o clube que me deu muitas alegrias”, disse na ocasião, em entrevista ao site do clube.

O ídolo do Tubarão também revelou que Nenequinha tem condições de ir ainda mais longe na carreira. “Ele é esforçado, determinado e sabe o quer da vida. Vou torcer sempre para o sucesso dele. Espero que dê tudo certo.”
do JL - jornal de Londrina 
  • Marcus Ayres, Com Informações Do Londrina Esporte Clube


NOTÍCIAS RELACIONADAS

-levantamento do índice da dengue 3,8% em Cambé ( Até 1% é o índice aceitável pelo Ministério da Saúde)

-Cronograma para ingresso em 2015 dos professores convocados dos concursos:

-Mitos e verdades sobre o resfriado 

 -Governo monitora intolerância religiosa nas redes sociais

-Richest 1% will own more than all the rest by 2016 (1% será mais rico dono que todo o resto até 2016)

--Motociclistas de Londrina se envolve em grave acidente na cidade de Sertaneja-PR

-Indonésia finaliza preparativos para execução de brasileiro

-Piloto errou em acidente que matou Campos, diz Aeronáutica

-Ex-diretores da Santa Casa são denunciados por desvio de recursos 

-Dois motociclistas morrem em acidentes nesta manhã em Londrina

-Petrobras fecha o ano com records; A campanha do Globo contra a Petrobras já idade para se aposentar pelo INSS

-Mais de 3 milhões de pessoas marcham por união na França

-Na hora de sair de "FÉRIAS" não carregue o estresse na mala; Arrume bem as bagagens no automóvel

-Veja no rumo da falência

-A justiça poética de ver Eduardo Cunha no pântano da Lava Jato