sexta-feira, 14 de março de 2014

Modelo: 'jamais disse que era secretária pessoal de Mujica'

  atualizado às 10h45

Modelo: 'jamais disse que era secretária pessoal de Mujica'

Fabiana Leis, funcionária do governo uruguaio que rodou o mundo em fotos sensuais como sendo a “secretária hot” do presidente José Mujica falou com exclusividade ao Terra

Fabiana Leis, modelo e funcionária do governo do Uruguai Foto: Dante Fernández / Cortesia revista Caras & Caretas
Fabiana Leis, modelo e funcionária do governo do Uruguai
Foto: Dante Fernández / Cortesia revista Caras & Caretas
  • Direto de Montevidéu
Um mal-entendido que não para de render frutos: Fabiana Leis, a funcionária do governo uruguaio que vem rodando o mundo em fotos sensuais com o chamativo apelo de ser a “secretária” do presidente José Mujica, estuda neste momento a proposta de um ensaio fotográfico em que apareceria nua para uma revista brasileira, recebeu convites para publicidade até da Turquia e negocia sua participação no programa mais visto e comentado da Argentina, “ShowMatch”, onde ocorre uma espécie de “Dança dos Famosos” com celebridades consagradas e emergentes do Rio da Prata. Por uma produção de fotos de uma revista espanhola no mês passado, recebeu o cachê de 6.000 euros (cerca de R$ 19.650), a maior cifra alcançada até agora para um trabalho, segundo conta ao Terra.
No entanto, em seu país, Leis vem enfrentando problemas por conta do rebuliço causado em decorrência de sua suposta aproximação com Mujica. Depois de ter difundido um comunicado oficial em que esclarece que a modelo “trabalha na área de Serviços Gerais”, “não integra nem nunca integrou a secretaria do presidente José Mujica” e “não possui nenhum contato com o mandatário, nem sequer esporádico”, a Presidência do país lhe exigiu que escrevesse uma “retratação” sobre seu cargo no Executivo, do contrário, seria submetida a um processo judicial.

Leia Mais

-Advogado de ex-promotor que fugiu para o Brasil é preso

-Produção industrial cresce em janeiro em 10 dos 14 locais pesquisados pelo IBGE

-Co-piloto de avião era religioso e prudente, diz família

-Gorbatchev se recusa a defender reunificação Rússia-Crimeia

-Rússia inicia ações judiciais contra líder ucraniano

-Protesto contra a Copa tem princípio de tumulto em São Paulo

-Manifestação lembra os 50 anos do histórico comício da Central do Brasil

-Após julgamento de embargos, mensalão está próximo do fim

-Buscas por avião são ampliadas e terão auxílio da Índia

-Videogames: um novo método para trabalhar com crianças autistas

-Mulher de Amarildo terá 1º contato com PMs: 'quero enterro digno'

-Chinesa corta pênis de ex-namorado e depois o mata

-Governo libera pagamento a beneficiários do Garantia Safra

-Turistas ficam nus para fotos e geram alerta em Machu Picchu

Jorge Souto Maior: Não ignorem o “babaca” do Felipão

-Kopenhagen firma parceria para lançar lojas próprias e franquias da Lindt no Brasil

-TSE nega pedido para suspender propaganda do Minha Casa, Minha Vida

-Michelle Bachelet assume Presidência do Chile pela segunda vez

-Vozes do inferno: cientistas chegam às portas do inferno!

-Giro Famosidades: Ronaldinho Gaúcho está namorando Miss Brasil, diz jornal

-Homem é decapitado e tem cabeça exposta em muro de igreja

-Marcola e outros 3 líderes do PCC devem ser transferidos para o RDD nesta terça

-Indústria começa 2014 com crescimento de 2,9% sobre dezembro

-COMPARATO: DITADURA E O REGIME EMPRESARIAL-MILITAR BRASILEIRO

-Picado por cobra venenosa, homem espera socorro bebendo cerveja

-Morre em Bogotá irmão mais novo de Gabriel García Márquez

-Caixa lança novo simulador de financiamento habitacional

-Receita Federal libera consulta a malha fina do Imposto de Renda

-Avião da TAP aterrissa no Recife depois de parada em Cabo Verde

-Combustível no mar não é do avião desaparecido na Malásia

-Anatel amplia direitos de usuários de telefonia, internet e TV paga

"Um dia, um burro caiu num poço e não podia sair dali

-Vietnã encontra objeto no mar que pode ser parte de avião desaparecido

-Reflexão para o 1º Domingo Quaresmal

-Os impactos econômicos para EUA, UE e Rússia da crise na Ucrânia O impacto econômico da crise pode ser uma das cartas mais fortes na mesa de negociações para evitar uma escalada militar da crise envolvendo a Ucrânia.

-A solução do FMI para a crise: mais do mesmo

Sumiço de avião na Ásia seria maior desastre aéreo da década

Soldados disparam contra ativistas do Maidan na Crimeia

-Manchas gigantes de óleo são vistas na região onde sumiu avião com 239 pessoas

-Google é obrigado a mudar balsa misteriosa de lugar

-Tártaros da Crimeia protestam contra Putin na Ucrânia

-Decisão da OEA de não convocar reunião (sobre Venezuela)repercute de forma positiva

-Participação das mulheres na política ainda é desafio

-Papa Francisco: "Leigos são protagonistas na obra de evangelização e promoção humana"

-Jovem de 13 anos constrói reator nuclear

-Propaganda 'maliciosa' se torna maior ameaça à navegação via celular

-Observadores militares são novamente impedidos de entrar na Crimeia

-Para analistas, interesse do Tesouro em 4G pode afetar serviço

-Avaliação de professores causa polêmica entre profissionais

-Facebook fecha cerco contra venda de armas em suas páginas

-Site mapeia iniciativas educacionais criativas no Brasil

-Governo quer que mãe alcoólatra indenize filho que nasceu com problemas de saúde

-EUA e União Europeia condenam organização de referendo na Crimeia

-Obama pede para que Putin aceite observadores na Ucrânia

Nakamoto, criador do Bitcoin

CEO que pode ter se suicidado sofria por questões pessoais e apoiava bitcoin

Agência do Trabalhador de Cambé passa atender em novo endereço a partir do dia 10 de março

Ucrânia: EUA impõem restrições de visto e congelamento de bens

Apesar de se descrever no Twitter - onde tem mais de 7.800 seguidores - como “secretária na Presidência da República” (e também modelo, apresentadora de TV, atriz, vedete e coordenadora de produção –sua família tem uma produtora audiovisual), Leis afirma que jamais disse ser funcionária direta de Mujica e que a história de “secretária hot” se espalhou pelo mundo sem que tivessem lido o que ela realmente contou na primeira entrevista que concedeu, ao lado de fotos sensuais, a uma revista argentina, há dois meses. Por esse motivo, e amparada por um advogado, Leis afirma que não se retratará, já que não faria sentido desdizer algo que nunca teria dito.
Mesmo com um possível embate jurídico no horizonte, Leis diz estar vivendo “plenamente o dia a dia” e que cumpre normalmente suas tarefas administrativas no edifício Artigas (uma das sedes do governo, com funções essencialmente protocolares e culturais, e que fica ao lado da Torre Executiva, onde despacha Mujica). Sua rotina é conciliar a carreira artística – onde se incluem temporadas intensas, como foi a de janeiro e fevereiro, em cinco espetáculos teatrais em Punta del Este, até reiteradas participações em programas de televisão – ao trabalho de organizar eventos oficiais do Executivo, onde trabalha desde 2002, oito anos antes da chegada de José Mujica ao poder.
Leia abaixo os principais trechos da entrevista que a modelo de 33 anos, também baterista e fã de bandas como Metallica e AC/DC, concedeu ao Terra:
Terra – Como vem reagindo sua chefia à repercussão alcançada por suas fotos e seu suposto cargo na secretaria da Presidência?
Fabiana Leis - Fiquei surpresa quando recebi uma ligação do meu chefe imediato, dizendo que a Secretaria da Presidência pedia uma retratação minha. Jamais esperei essa reação dos meus chefes, sendo que antes a Secretaria de Comunicação já tinha emitido um comunicado esclarecendo qual era a minha função e onde desempenhava minhas tarefas, a mesma coisa que venho fazendo desde 2011, quando comecei a ficar conhecida em nível nacional. Jamais disse que era a secretária pessoal do presidente. Tenho documentada todas as aparições que tive nos meios de comunicação, gravação de programas de rádio e entrevistas em jornais e revistas. Não posso me responsabilizar pelos títulos publicados pela imprensa. Basta ler todas as entrevistas que dei para perceber que o que pedem não tem lógica. De todos os modos, respondi que, se querem fazer a retratação, meu advogado se encarregará do assunto.
Não posso me responsabilizar pelos títulos publicados pela imprensa
Fabiana Leismodelo e funcionária do governo uruguaio
Terra – Como está sua situação no edifício Artigas agora?
Leis – Voltei de férias em 20 de janeiro e até hoje continuo normalmente com as minhas tarefas administrativas. Meus colegas de trabalho já me conhecem desde 2002, sempre tiveram muito respeito e sempre foram legais comigo, mas, como em todo lugar, sempre existe a inveja e, nos vários departamentos, há gente que fala coisas boas e outras que comentam coisas ruins. Não me preocupo com o que os outros pensam nem vivo da opinião das pessoas.
Terra – Foi divulgada nos últimos dias a informação de que uma funcionária da Administração de Portos teria se queixado oficialmente à Presidência, por entender que suas fotos e entrevistas davam uma “má imagem” ao Estado uruguaio …
Leis – Esse assunto está sendo tratado pelo meu advogado. Foi um e-mail enviado por uma garota que teve um problema pessoal comigo há cerca de dois anos e dá para ver que a inveja a envenenou a tal ponto de mandar essa mensagem à Presidência com a única intenção de me prejudicar. Não conseguiu. Não acho que um título de jornal ou revista possa prejudicar a imagem do governo. Na verdade, quando fiz o calendário (uma série de fotos eróticas, para uma conhecida distribuidora local de peças de automóveis, em 2011), a coisa toda foi recebida com bastante humor por lá.
Não acho que um título de jornal ou revista possa prejudicar a imagem do governo
Fabiana Leismodelo e funcionária do governo uruguaio
Terra – Você trabalha no Executivo há 12 anos. Quais são exatamente suas atividades e responsabilidades lá?
Leis – Entrei na Presidência em 2002, na biblioteca do Edifício Libertad (atualmente, sede principal da Presidência). Depois, fui mudando de área até chegar à secretaria no Edifício Artigas, onde trabalho há sete anos. O escritório de Serviços Gerais fica no segundo andar da Torre Executiva, eu não trabalho lá. Meu trabalho na Presidência da República está centrado fundamentalmente em tarefas administrativas, coordenação de atividades dos eventos realizados nos salões presidenciais. Administro agendas, coordeno os provedores dos serviços, para garantir que, em nível interno, sejam prestados corretamente. É um trabalho bastante normal.
Terra – Qual é seu grau de proximidade com o presidente Mujica?
Leis – Vejo Mujica esporadicamente nos eventos da Presidência. Há três anos, quando fiz a produção para o calendário “hot”, cruzei com ele em um coquetel organizado pelo governo para o Dia das Mães. Eu me aproximei para cumprimentá-lo e ele me chamou, rindo, de “a garota feia”. Até tiramos fotos.
Eu me aproximei para cumprimentá-lo e ele me chamou, rindo, de “a garota feia”. Até tiramos fotos
Fabiana Leismodelo e funcionária do governo uruguaio
Terra – Se tivesse que escolher entre o trabalho no Executivo e o de modelo, com qual ficaria?
Leis - Seria muito difícil escolher porque amo meus dois trabalhos. Na Presidência, tenho uma carreira de 12 anos e é um emprego muito bom, além de ser minha maior fonte de renda. Só optaria por minha carreira artística se surgisse uma excelente oportunidade de trabalho em outro país. Enquanto continuar vivendo no Uruguai, vou seguir com meus dois trabalhos de forma paralela.
Especial para Terra