quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Ferramentas na internet e aplicativos são aliados para ajudar estudantes a se preparar para o vestibular

A um toque na tela21/08/2014 | 08h41

Ferramentas na internet e aplicativos são aliados para ajudar estudantes a se preparar para o vestibular

Ferramentas na internet e aplicativos são aliados para ajudar estudantes a se preparar para o vestibular Alvarélio Kurossu/Agencia RBS

Colégios e cursos de preparação para as provas têm adotado a tecnologia para facilitar o treinamento dos alunos

Milena Lumini
Além de garantir entretenimento, sites, aplicativos e vídeos também podem ser valiosos aliados na hora dos estudos. Cursos pré-vestibulares de Santa Catarina desenvolvem aplicativos próprios para auxiliar na preparação para as provas. 

Em Blumenau, o Sistema de Ensino Energia oferece um simulado na internet com questões elaboradas semanalmente. Os alunos têm acesso a uma prova com cerca de 30 exercícios. Ao terminar o simulado, os estudantes recebem o relatório com o número de acertos, erros e o tempo utilizado para resolver cada questão. 

O Sempre Online está disponível no site do colégio e, a partir de setembro, também para smartphones. A vantagem do serviço, de acordo com seu idealizador e diretor do colégio, Germano Morsch Steffen, é que o desempenho dos usuários fica disponível aos professores. 

Eles podem monitorar os assuntos que demandam mais atenção em sala de aula – seja por apresentar baixo índice de acertos ou porque levaram muito tempo para solucioná-los. 

– Queremos tornar a tecnologia em um aliado do ensino – defende Steffen. 

Em Florianópolis, o COC incentiva os alunos a utilizarem o portal e aplicativo Studos. Idealizado pelo professor de Biologia Wilson Fernandes, o serviço permite montar um simulado personalizado a partir do acervo com questões de 21 universidades – as principais de São Paulo, dos Estados da região Sul, mais o Enem. 

O usuário pode escolher quantos exercícios quer responder, de qual vestibular, ano e, inclusive, quais disciplinas. 

– O objetivo é facilitar os estudos dos alunos e criar uma ferramenta que possibilite resolver exercícios de forma interativa – explica Fernandes. 

Além do COC, o aplicativo Studos está sendo usado por alunos da escola Geração e Escola da Ilha, em Florianópolis, além da escola Leme, em Criciúma. 

Passe o mouse sobre os ícones e veja as funcionalidades de cada aplicativo:
 
Estudantes aderem às facilidades da nova tecnologia

A aluna do pré-vestibular, Isadora Mesquita, de 18 anos, é uma usuária do aplicativo Studos e o considera melhor do que outros simulados disponíveis na internet. Seu colega de turma, Rodrigo Henrique, 20, também usa o programa nos fins de semana e costuma baixar os slides das aulas no portal do colégio, o que ajuda na hora de revisar o conteúdo. 

Mas Mariana Tessmann, 18, descobriu mais uma vantagem e deixa todos os livros e apostilas em casa e leva apenas o tablet para as aulas. Além de carregar menos peso na mochila, evita esquecer algum livro e acessa as obras em arquivos digitalizados. 

Para ajudar nos estudos, Mariana também utiliza o aplicativo Truques Matemáticos, um jogo que ensina a realizar cálculos mentalmente, agilizando a resolução de exercícios. 

E, afinal, qual a vantagem de ter tanta tecnologia à disposição? Os três são unânimes: economia de tempo, um artigo valioso na concorrida rotina dos vestibulandos. do DC-Diário Catárinense