sábado, 23 de agosto de 2014

Vulcão faz Islândia emitir alerta vermelho para a aviação

Vulcão faz Islândia emitir alerta vermelho para a aviação

Região do vulcão Bardabunga (foto: Reuters)
Erupção de vulcão em 2010 causou o maior fechamento do espaço aéreo desde a Segunda Guerra
A Islândia emitiu um alerta vermelho de risco para a aviação devido à atividade do vulcão Bardabunga. Isso significa que o vulcão pode liberar uma grande quantidade de cinzas na atmosfera e prejudicar os voos.
Autoridades temem que essas cinzas possam interromper linhas aéreas e tragam problemas para o a aviação.
A nuvem de cinzas produzida pela erupção afetou centenas de milhares de passageiros devido a restrições de voos e provocou o maior fechamento do espaço aéreo europeu desde a Segunda Guerra.Ao entrar em erupção em 2010, outro vulcão da Islândia- o Eyjafjallajokull – produziu uma nuvem de cinzas que causou uma interrupção severa no espaço aéreo europeu.
O órgão de meteorologia da Islândia afirmou que uma pequena erupção começou sob a calota de gelo em Bardabunga. O espaço aéreo foi fechado na região, mas todos os aeroportos islandeses por enquanto continuam operando.
O alerta vermelho é o nível mais alto de uma escala de perigo de cinco pontos. Há cerca de uma semana o nível de alerta estava em laranja – o quarto nível de perigo.
Cientistas islandeses fizeram diversos voos sobre a região neste sábado para monitorar a atividade sísmica.

Inundações

Cartaz alerta para risco de erupção de vulcão (Foto: Reuters)
Autoridades locais temem que derretimento de camade de gelo perto de vulcão cause inundações
"A erupção é considerada um evento menor neste ponto", afirmou a polícia em comunicado. "Por causa da pressão da calota de gelo, não está claro se a erupção continuará subglacial ou não".
Na quarta-feira centenas de pessoas foram retiradas da região do vulcão.
A companhia aérea British Airways anunciou que está observando a situação de perto, mas até agora não houve alteração em seus voos.
A Autoridade de Aviação Civil da Grã Bretanha afirmou que não haverá impacto nos voos, a menos que a erupção atinja a superfície.
Bardabunga é um grande Sistema de vulcões situado a 500 metros de profundidade no interior da geleira Vatnajokull, na região central da Islândia.
Autoridades locais temiam que o derretimento do gelo poderia causar enchentes na região.
A região fica a 300 quilômetros da capital Reykjavik e não tem moradores fixos, mas fica dentro de um parque nacional que recebe muitos turistas.
A erupção sob o gelo aconteceu após geólogos registrarem mais de 300 terremotos na região desde a última terça-feira.
A erupção do Eyjafjallajokull em abril de 2010 provocou perdas calculadas entre 1,5 bilhão e 2,5 bilhões de euros.
As críticas ao fechamento do espaço aéreo na ocasião fizeram autoridades aéreas relaxarem as regras e permitirem voos em áreas de baixa concentração de cinzas. Segundo especialistas, uma grande quantidade de cinzas dispersa na atmosfera seria capaz de causar acidentes aéreos. da BBC Brasil